Prova de que Yeshua é descendente da David segundo a literatura rabínica

Prova de que Yeshua é descendente da David segundo a literatura rabínica

Por Tsadok Ben Derech

 

Os evangelhos relatam que Yeshua se assentava no Templo para ensinar:

Matay (Mt) 26:55 (tradução do aramaico):

“Naquela hora, disse Yeshua às multidões: Como a um ladrão, saem com espadas e com varas para prender-me? Todo dia eu me assentava com vocês no Templo e ensinava, e não me prenderam”. 

Luka (Lc) 2:46 (tradução do aramaico):

“E depois de três dias, acharam-no no Templo, sentado no meio dos Mestres, e ele os ouvia e os interrogava”.

Interessante observar que somente os descendentes da Casa de David tinham a prerrogativa de se assentarem no Templo para ensinar:

Sentar-se no pátio do Templo é permitido apenas para os reis da Casa de David, como está escrito: ‘Então o Rei David entrou e sentou-se diante de YHWH” (I Crônicas 17:16). Como, então, o Sumo Sacerdote poderia estar assentado? A Gemara explica: Como Rav Chisda disse em um contexto semelhante: Isso aconteceu não no pátio israelita, onde a proibição de sentar se aplica, mas no pátio feminino. Também aqui a leitura foi no pátio feminino, onde é permitido sentar-se”. (Yoma 69b).

Se ele entrar no pátio do Templo e for descendente de David, ele pode se sentar. Pois apenas aqueles que podem se sentar no pátio do Templo são os reis da dinastia davídica, como [II Samuel 7:18] afirma: E David sentou-se diante de Deus” (Rambam, Mishnê Torá).

Portanto, ao declarar a literatura rabínica que somente poderia se assentar no Templo quem fosse descendente de David, chega-se à conclusão de que Yeshua não só era descendente da Casa de David, mas que também os judeus no primeiro século sabiam de tal fato, tanto é que Yeshua tinha livre acesso ao Templo para nele assentar-se e ensinar.

Destarte, a literatura rabínica comprova a genealogia real de Yeshua, o Rei dos reis, descendente da Casa de David.

Compartilhe: