Paralelo entre Lucas 5:40-41 e o Testamento de Zevulun

Paralelo entre Lucas 5:40-41 e o Testamento de Zevulun

 

 

Paralelo entre Lucas 5:40-41 e o Testamento de Zevulun:

cura de enfermos, expulsão de demônios e rejeição temporária de Israel

 

Por Tsadok Ben Derech

 

 

É impressionante a correlação entre as boas novas do Mashiach e a literatura judaica pseudoepígrafa, existindo diversos pontos de contato.

Neste breve texto, pretendemos demonstrar que a ideia de o Mashiach curar enfermos e expulsar demônios encontrava-se enraizada na tradição judaica, compilada no Testamento dos Doze Patriarcas, obra escrita por um parush (fariseu) em hebraico, por volta de 109 a 106 DC.

Por exemplo, Lucas fala sobre o ministério de Yeshua HaMashiach curando enfermos e expulsando demônios, já o Testamento dos Doze Patriarcas menciona claramente que o Mashiach seria “a luz da justiça com cura e compaixão” (ministério de cura de enfermos) e que “libertará todo cativo dos filhos dos homens de Belial” (ministério de libertação, expulsão de demônios).

Se não bastasse, o Testamento dos Doze Patriarcas fala que o povo de Israel provocaria a ira do ETERNO por suas obras más, e que seriam rejeitados “até o fim”.

Ou seja, a impenitência de Israel no reconhecimento do Mashiach somente acabará no final, tal como disse Sha’ul: “E assim todo o Yisra’el será salvo, como está escrito: De Tsion virá o Libertador, e desviará de Ya’akov (Jacó) as impiedades” (Romanos 11:26).

Confiram os textos:

Testamento dos Doze Patriarcas. Testamento de Zevulun

Capítulo 9

“8 E depois disso YHWH mesmo se levantará sobre vós, a luz da justiça com cura e compaixão em suas asas. Ele libertará todo cativo dos filhos dos homens de Belial, e todo espírito de erro será pisoteado. Ele fará com que todas as nações sejam zelosas por ele. E você verá [o Messias], aquele quem YHWH escolherá: Yerushalayim é o seu nome.

9 Vocês o provocarão à ira pela maldade de suas obras, e serão rejeitados até o tempo do fim”.

Lukas

Capítulo 5

(Tradução do aramaico por Tsadok Ben Derech)

40 E [quando] o sol estava se pondo, todos os que tinham enfermos, os quais estavam aflitos com diversas doenças, lhos trouxeram. E sobre cada um deles colocou a sua mão, e os curou.

41 E também demônios estavam saindo de muitos, gritando e dizendo: Você é o Mashiach, o Filho de Elohim. E ele os repreendeu e não lhes permitiu falar, pois sabiam que era o Mashiach.

Compartilhe: