Operação Talmidim

OPERAÇÃO TALMIDIM (DISCÍPULOS)

Novo: confira abaixo o Cronograma para inscrição e início das aulas 

 

É com júbilo e regozijo em nossos corações que anunciamos a todos os nossos irmãos a “Operação Talmidim”, que se trata de um Programa de Ensinamentos, Discipulado à distância e Filiação Formal à Congregação B’nei Or (= Filhos da Luz), liderada pelo Rosh Tsadok Ben Derech.

Esta Operação Talmidim é uma resposta a todos os nossos irmãos que nos acompanham há anos e sempre nos pediram a ministração de ensinamentos, discipulado e associação à nossa Congregação. Uma vez que a Congregação B’nei Or está situada no Rio de Janeiro e todos os ensinamentos são ministrados de forma presencial, nossos irmãos que estão longe sempre nos pediram que estendêssemos as nossas atividades para o campo virtual, possibilitando a participação de todos.

Depois de tantos anos recebendo estes pedidos, agora HaShem abriu todas as portas para que pudéssemos recebê-los de braços abertos para que, juntos, venhamos a desenvolver a Operação Talmidim.

 

O que é a Operação Talmidim?

Trata-se de um Programa liderado pelo Rosh Tsadok Ben Derech que tem os seguintes objetivos: (i) ministração de forma online de cursos relativos às Sagradas Escrituras à luz de uma perspectiva judaica em seu contexto histórico-sócio-cultural; (ii) acompanhamento de todo o processo de discipulado dos alunos para que estes tenham o caráter transformado e busquem ser imitadores de Yeshua HaMashiach, elevando-se espiritualmente a cada dia; (iii) filiação de associados e credenciamento oficial de líderes como associados ou até mesmo representantes da Congregação B’nei Or em outros Estados do Brasil e em outros países.

 

Quais os Cursos que serão ministrados?

Os Cursos essenciais a serem ministrados são:

1) Prolegômenos do Pensamento de Yeshua e de seus Talmidim. Este curso introdutório tem por objetivo investigar os elementos primários e princípios fundamentais sobre a história, as doutrinas e o modo de vida de Yeshua e de seus talmidim (discípulos) em seu contexto histórico-sócio-cultural, fornecendo uma verdadeira teologia sistemática da B’rit Chadashá.

2) Iturei Torá (Pedras Preciosas da Torá). Este curso se preordena a estudar a Torá em uma verdadeira perspectiva dos netsarim (nazarenos), conectando as parashiot (porções) da Torá com os ensinamentos dos Profetas e da B’rit Chadashá (Nova Aliança, “Novo Testamento”).

3) Yeshua, a Vida do Mashiach na perspectiva do Judaísmo do Segundo Templo. Neste curso, serão estudados os evangelhos de Yeshua segundo o seu autêntico contexto histórico, social e cultural no âmbito do denominado Judaísmo do Período do Segundo Templo, além de estabelecer conexões da B’rit Chadashá com a posterior literatura rabínica (Targumim, Talmud, Midrash e demais obras judaicas).

4) Crônicas dos Sh’lichim (Emissários). O foco deste curso é investigar e compreender a vida e os ensinamentos dos emissários (apóstolos) de Yeshua, por meio do estudo do livro de Atos até o de Apocalipse.

Além destes cursos essenciais, outros poderão ser acrescentados ao longo de nosso Programa.

 

Como funciona o Discipulado?

Toda semana serão ministradas aulas de “Mussar e Midot Tovot” (Ética e Características Boas do Caráter) com o objetivo de transformar o caráter de cada discípulo.

Também serão fornecidos desafios e exercícios para que cada discípulo coloque em prática diariamente o que aprendeu. O objetivo é aprender e realmente praticar os ensinamentos de Yeshua, cumprindo o desafio daquela semana.

Haverá ainda encontros virtuais com os alunos para que estes possam compartilhar as suas experiências, e assim cada pessoa fará uma autoanálise de si mesma, compreendendo o que está dando certo e o que está dando errado em seu processo de crescimento espiritual.

Os encontros virtuais também serão destinados às orações, a fim de que os alunos sejam revestidos do poder de Yeshua HaMashiach para a realização da vontade do Pai Celestial através de suas vidas.

 

Como tudo isso funcionará de forma online?

As aulas serão gravadas e serão disponibilizadas em uma plataforma de acesso restrito aos alunos. Assim, todos poderão assistir às aulas de acordo com o seu próprio tempo durante a semana.

Às quartas-feiras, às 20 horas, será marcado um encontro online com todos os alunos para conversarmos sobre as aulas daquela semana (já assistidas previamente por todos), tirando todas as dúvidas pertinentes. Logo após, às 21 horas, iniciará o Discipulado. Assim sendo, os encontros virtuais ocorrerão das 20 às 22 horas nas quartas-feiras.

Exemplo: suponhamos que a aula durante a semana seja sobre o seguinte tema: “A influência do Livro de Enoque na B’rit Chadashá”. Esta aula ficará gravada e o aluno poderá assistir a qualquer tempo. Porém, às 20 horas da quarta-feira, ocorrerá o encontro para conversarmos especificamente sobre aquela aula. Já às 21 horas começará o Discipulado, abordando o vídeo daquela semana (previamente assistido por todos), os testes e desafios propostos, a participação dos irmãos e, ao final, será realizado um momento de oração e intercessão.

 

Qual é o tempo de duração?

Nós não somos um Curso ou um Seminário, nós somos uma família, e queremos que você ingresse em nosso meio e seja nosso irmão caminhando ao nosso lado por toda a sua jornada de vida.

Ensinam os Sábios de Israel que o estudo das Escrituras deve nos acompanhar durante toda a nossa trajetória na terra. Assim sendo, nosso objetivo não é ministrar um ensinamento e “ponto final”. Nossa meta é constituirmos uma família para estarmos juntos em plena comunhão, estudando e crescendo espiritualmente a cada dia. Portanto, sempre serão adicionados novos cursos e atividades.

 

Há algum valor a ser pago?

Como é de conhecimento de todos, ninguém na Congregação B’nei Or, nem mesmo o seu líder, recebe qualquer tipo de salário, remuneração ou ajuda financeira. Todos têm os seus trabalhos seculares.

Todavia, há um custo para se criar uma plataforma virtual e inúmeras despesas operacionais, e é justo que isto seja rateado pelos alunos.

Assim sendo,  a contribuição mensal de cada aluno será de, no mínimo, R$ 35,00 via PayPal. Caso o aluno queira contribuir com valor maior, ficaremos gratos, já que a Congregação B’nei Or usará todo o recurso angariado para seus inúmeros projetos, tais como atividades em Asilos, Orfanatos, distribuição de cestas básicas e ajuda geral aos necessitados, bem como a reforma da nova sede.

 

Cronograma da Operação Talmidim (2021)

 

Inscrição: de 8 de fevereiro a 5 de março

Durante este período, os candidatos ao ingresso na Operação Talmidim deverão fazer a inscrição definitiva por meio do link que será divulgado aqui a partir do dia 8 de fevereiro.

Análise das inscrições: de 7 a 21 de março

A Operação Talmidim não é um curso em que a pessoa efetua o pagamento e automaticamente pode dele participar. Trata-se de um Programa de Ensinamento, Discipulado e de possível Filiação formal à Congregação Messiânica B’nei Or, bem como pode implicar a diplomação e ordenação formal de líderes. Por esta razão, todas as inscrições serão analisadas mediante critérios internos, somente sendo deferidas as inscrições dos candidatos que tenham o perfil compatível com a Operação Talmidim. Por tal razão, o candidato poderá ser entrevistado por telefone ou videoconferência, caso haja a necessidade da coleta de dados adicionais.

Publicação do Edital com a lista dos inscritos admitidos: 22 de março

Após o processo de análise das inscrições, será publicado o Edital com a lista dos inscritos admitidos. Caso algum candidato tenha se inscrito e seu nome não conste no Edital, isto significa que sua inscrição não foi deferida.

Efetivação das matrículas definitivas (pagamento): 22 de março a 5 de abril

Início das aulas: 7 de abril