Por Tsadok Ben Derech
Alguns indoutos afirmam que Yeshua HaMashiach nunca existiu, e que não há provas históricas de sua existência. Para refutar tal ideia disseminada por pessoas de parca cultura, apresentamos abaixo provas históricas que comprovam a existência real de Yeshua HaMashiach.
1) FLÁVIO JOSEFO (fariseu e historiador judeu do primeiro século):
“… entretanto existia, naquele tempo, um certo Jesus, homem sábio… Era fazedor de milagres… ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer… Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia…”. (Antiguidades, vol. XVIII, capítulo 3).
2) PÚBLIO CORNÉLIO TÁCITO (56 a 120 DC, escritor pagão, reputado como um dos maiores historiadores da Antiguidade):
“… Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram já marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se originava de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos…”.
3) PLÍNIO (62 a 114 DC, foi procônsul em Jerusalém):
“… maldizer Cristo, um verdadeiro Cristão não o fará jamais… cantam (os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus…”.
4) SUETÔNIO (70 a 130 DC, historiador romano que escreveu “Os doze césares”):
“… expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocavam frequentes tumultos”.
5) LUCIANO DE SAMÓSATA (125 a 192 DC, escritor e filósofo):
“… Cristo foi crucificado depois de introduzir um novo culto entre os homens”.
Além das passagens citadas, raciocinemos: ninguém contesta que Tácito existiu, e somente existem 20 manuscritos sobre sua vida. Também ninguém afirma que Platão nunca existiu, e somente há 7 antigos manuscritos sobre ele. Em contrapartida, apenas em grego existem 5.686 manuscritos sobre a vida de Yeshua, e mais de 8.000 manuscritos aramaicos atestando a existência de Yeshua.
Logo, afirmamos com toda certeza que o personagem histórico com o maior número de provas de sua existência é, sem dúvidas, Yeshua HaMashiach!
Aqueles que negam que Yeshua existiu também deverão negar toda a história da Humanidade. Partindo desta insana premissa, nunca houve passado, ninguém nunca existiu na Antiguidade. Que loucura!