“‘O tsadik é chamado de pedra angular sobre a qual o mundo é construído’. Ele é o ‘fundamento do mundo’, e é nesta base que todo o resto se sustenta ou cai… Ao começar na cabeça, todo o corpo de Israel é afetado. O verso ‘Ki tissa et rosh benei Yisrael’ (Ex 30:12) é interpretado como significando que se deve levantar do pó à cabeça o líder do povo de Israel. Só então o corpo será criado. ‘Tudo depende da cabeça das pessoas’. ‘Não há esperança para as pessoas sem os eruditos’. É como se o povo de Israel estivesse mais uma vez no Sinai no momento mais decisivo de sua história, incapaz de decidir se recebe ou não a Torá, até que o Senhor levantou a montanha sobre suas cabeças e forçou-as a aceitar. Agora não é somente a Torá, mas o tsadik o qual Ele deseja que eles o tomem, e a sua decisão é tão decisiva quanto quando foi oferecida a própria Torá. Mais uma vez eles são uma nação errante, assediados e perturbados. Novamente eles se encontram em um deserto onde a tentação e o perigo espreitam por todos os lados. Novamente parece não haver um guia, nenhum caminho para eles. A Torá tornou-se uma letra morta, as mitsvot são realizadas de forma superficial, enquanto os estragos de arrogância e ódio ameaçam destruir a comunidade. Mais uma vez, eles precisam de uma Torá. Mas desta vez a Torá escrita não será suficiente; deve ser uma Torá que se tornou viva, a Torá Viva, o tsadik. Eles devem assumir um compromisso tão sério e tão obrigatório como o que seus antepassados fizeram há gerações no Monte Sinai, e que garantiu o destino de Israel ao longo dos séculos. A montanha é mais uma vez levantada sobre suas cabeças, e Deus diz: ‘Se vocês aceitarem minha Torá, isto é, meus eruditos [os tsadikim], isto será bom para vocês; mas, se não, então será o seu funeral’. Se as pessoas devem viver ou morrer, depende do tsadik… a Torá é algo mais do que uma coleção de palavras e frases. Sua existência depende daqueles que a leem e fazem de sua palavra uma parte de suas vidas, de modo que, em certo sentido, aqueles por quem a Torá foi dada se convertem em Torá, uma Torá viva … O tsadik … fica entre o céu e a terra, ‘entre Deus e o povo’, assim como Moisés foi o intermediário entre Israel e o Santo, Bendito Seja… O tsadik está entre o céu e a terra. Sua relação é dupla. Por um lado, ele é o meio pelo qual o céu atinge o povo. Por outro lado, ele é o meio pelo qual as pessoas chegam ao céu. Ele traz o paraíso à terra e eleva a terra ao céu … ‘O tsadik é chamado de o coração do corpo, pois ele é um canal do qual flui a generosidade da vida para toda a vida de todos os seus outros membros, que são as pessoas de sua geração … Ao se unirem ao tsadik, as pessoas não somente se juntam a ele, mas também são elevadas com ele”.
(R’ Samuel Dresner, The Zaddik, The Doctrine of the Zaddik According to the Writings of Rabbi Yaakov Yosef of Polnoy, Schocken Books, pg 117-130)
Atos 3:14 (declaração de Kefá àqueles que rejeitaram Yeshua, o Tsadik):
“Mas vocês rejeitaram o Kadosh e o Tsadik, e pediram que um homem assassino lhes fosse dado”.