KETUVIM NETSARIM:
“Porque Ele era a luz da verdade, que ilumina todos os que vêm ao mundo”.
(Yochanan/João 1:9; tradução do aramaico).
RABINO BAAL SHEM TOV:
“Está escrito: O caminho do justo é como o brilho da luz do sol, que brilha cada vez mais até a altura do dia (Pv 4:18). Isto é o sol que brilha por si mesmo em seu lugar, de igual modo tanto no início do dia quanto no meio.
A única coisa que o obstrui é a terra, que está entre nós e o sol. Portanto, sua luz não brilha de forma tão reluzente no amanhecer, somente um pouquinho, até que se espalha em toda a terra.
Igual princípio vale para o Tsadik[1]. Em si mesmo, ele está sempre brilhando: o bloqueio ocorre apenas por parte dos receptores. Isso também é devido à obstrução da terra, ou seja, este mundo, pois as pessoas estão afundadas neste mundo, e são incapazes de receber a luz do Tsadik”.
(Baal Shem Tov, rabino Yisrael ben Eliezer sobre Devarim, traduzido pelo rabino Eliezer Shore, pg. 118. Tradução para o Português: Tsadok Ben Derech).
[1] Tsadik significa “Justo”, e é um dos nomes pelos quais o Mashiach é chamado na literatura rabínica.